Entre os investimentos mais conhecidos do mercado privado, podemos citar o venture capital, private equity, crowdfunding e investimento anjo.
Entre os investimentos mais conhecidos do mercado privado, podemos citar o venture capital, equity crowdfunding e investimento anjo. Os três podem ser confundidos por sua semelhança, mas diferem em algumas características únicas, no que se refere ao financiamento de startups e envolvimento de investidores, por exemplo.
Saiba como diferenciar o venture capital de outros investidores agora:
No contexto econômico brasileiro atual, o mercado privado vem se tornando cada vez mais um terreno fértil para o desenvolvimento de startups inovadoras. O venture capital segue se destacando, por meio da aquisição de negócios disruptivos, com preços astronômicos – como a aquisição pela Visa da Pismo, por US$ 5 bilhões, se tornando a maior negociação privada de uma fintech brasileira.
Explore o mercado privado:
Protagonismo em números: as startups brasileiras captaram US$ 778,1 milhões no primeiro semestre de 2023, segundo relatório da Distrito, plataforma que conecta soluções para empresas em estágio inicial.
Os fundos de venture capital oferecem investimento para as startups em sua etapa inicial, possibilitando a expansão de equipes, criação de produtos inovadores e ampliação no mercado. Além disso, fortalece o ecossistema inovador ao atrair talentos, impulsionado pelas novas vagas geradas nas startups apoiadas, contribuindo ainda para estimular o avanço da inovação em mercados específicos.
Continue aprendendo:
No caso do equity crowdfunding, são coletados recursos através de contribuições individuais de um grande número de pessoas, geralmente através de uma plataforma online. Portanto, este modelo possibilita que projetos e empresas obtenham financiamento sem a necessidade de recorrer a grandes investidores ou instituições financeiras.
Já o investimento anjo envolve investidores experientes que miram em startups promissoras. Além do aporte financeiro, oferecem orientação, conhecimento e networking valiosos para os empreendedores. Essa modalidade ajuda a fomentar a inovação e o empreendedorismo em diversos setores, pelo fato de muitas empresas iniciantes não conseguirem obter financiamento de outras fontes, como bancos e investidores institucionais, preenchendo essa lacuna de financiamento inicial.
Normalmente, o investimento em venture capital é feito através de fundos, o equity crowdfunding, por meio de uma plataforma online e o investimento anjo, por investidores pessoa física, todos focados em empresas de estágio inicial e sendo considerados capital de risco.
Leia antes de sair:
Adicionalmente, a dinâmica de interação difere entre os investidores de venture capital e anjo, sendo mais proativa, ao passo que no equity crowdfunding prevalece uma abordagem mais passiva por parte dos contribuintes.
Diversifique seus investimentos em venture capital agora mesmo
Publicado por Equipe Dealboard by DXA.