A ascensão dos investidores de varejo no mercado privado é mais do que uma tendência momentânea; é uma transformação no setor financeiro como um todo.
À medida que investidores buscam novas opções de diversificação e rendimentos acima da média – muitas vezes inalcançáveis por portfólios restritos a ativos tradicionais –, o mercado de privados se torna bastante atrativo.
Por que é importante: a ascensão dos investidores de varejo no mercado privado é mais do que uma tendência momentânea; é uma transformação no setor financeiro como um todo.
Enquanto os mercados fora da bolsa começam a ser explorados, essa movimentação ajuda a disseminar novos tipos de investimentos, equilibrar portfólios, além de impulsionar a inovação e transformação de grandes setores – principalmente através do venture capital.
O que você vai ler neste blog:
Panorama geral: existe um mercado fora da bolsa de valores, com diversos tipos de investimentos, inseridos em inúmeros setores, através de diferentes estratégias.
Em detalhes: no que se refere ao impacto na economia global, a expansão dos investidores de varejo para o mercado de privados não apenas redefine as estratégias individuais, mas também desempenha um papel importante.
Blogs relacionados | Investimentos alternativos: vale a pena investir nessa classe de ativos? e 4 lições sobre private equity para investidores
Já é evidente a necessidade de uma diversificação de portfólios, para que se tornem resilientes e resistentes aos períodos de volatilidade que podem ocorrer ao longo do tempo.
Os números: em comparação com o segundo trimestre de 2022, os investimentos em private equity avançaram 7%, de R$ 4,2 bilhões para R$ 4,5 bilhões.
Conheça mais do mercado privado | Private equity: a relevância do investimento privado na América Latina e Mercado privado: 3 razões para investir em startups de tecnologia
O mercado de privados pode ser dividido em duas principais categorias, quais sejam o private equity e o venture capital.
Private equity: por via de regra faz aportes em empresas mais consolidadas no mercado.
Venture capital: procura injetar capital em startups, empresas mais incipientes, geralmente ligadas à tecnologias que solucionam problemas relevantes em seu setor de atuação.
O que temos visto: a democratização do acesso ao mercado de privados é uma tendência que está ganhando destaque.
Moral da história: é provável que a democratização nesse setor siga crescendo, em conjunto com o surgimento de novas oportunidades de investimento, mais acessíveis a investidores de menor capital.
Invista em privados clicando aqui
Publicado por Equipe Dealboard by DXA.